Globalização
A expressão Sociedade de Consumo
designa uma sociedade característica do mundo desenvolvido em que a oferta
excede geralmente a procura, os produtos são normalizados e os padrões de
consumo estão massificados. O surgimento da sociedade de consumo decorre diretamente
do desenvolvimento industrial que a partir de certa altura, e pela primeira vez
em milênios de história, levou a que se tornasse mais difícil vender os
produtos e serviços do que fabricá-los. Este excesso de oferta, aliado a uma
enorme profusão de bens colocados no mercado, levou ao desenvolvimento de
estratégias de marketing extremamente agressivas e sedutoras e às facilidades
de crédito quer das empresas industriais e de distribuição, quer do sistema
financeiro.
As
principais características da sociedade de consumo são as seguintes:
Para a maioria dos bens, a sua oferta
excede a procura, levando a que as empresas recorram a estratégias de marketing sedutoras induzirem o consumidor a consumir, permitindo-lhes
escoar a produção. A maioria dos
produtos e serviços estão normalizados, os seus métodos baseiam-se
na produção em série, e recorre-se a estratégias de obsolescência programada que
permita o escoamento permanente dos produtos e serviços. Os padrões de consumo
estão massificados e o consumo assume as características de consumo de massas,
em que se consome o que está na moda apenas como forma de integração social. Existe uma tendência para o consumismo (um
tipo de consumo impulsivo, descontrolado, irresponsável e muitas vezes
irracional) O consumo é uma das características mais marcantes da sociedade
contemporânea. Contudo, o consumo não é algo novo. Para que seja possível o consumo é preciso que haja
produção. Por outro lado, a produção consome matérias-primas. Então, há uma
reciprocidade entre a produção e o consumo. A nossa sociedade é uma sociedade de consumo. O consumo é incentivado,
inclusive pelas autoridades políticas e econômicas. O fetichismo da mercadoria atribui
ao produto qualidades que alteram o valor que se paga pelo produto. A
propaganda ajuda a difundir o fetiche das mercadorias e mobiliza o desejo do consumidor.
Negativas
Uma das críticas mais comuns sobre a
sociedade de consumo é a que afirma se tratar de um tipo de sociedade que se
"rendeu" frente as forças do sistema capitalista e que, por tanto,
seus critérios e bases culturais estão submetidos as criações postas ao alcance
do consumidor. E neste sentido, os consumidores finais perderiam as
características de indivíduos para passarem a ser considerados uma massa de
consumidores que se pode influir através de técnicas de marketing, inclusive chegando a
criação de "falsas necessidades" entre eles. Do ponto de vista ambiental, a
sociedade de consumo se vê como insustentável, posto que implica um constante aumento da extração de
recursos naturais, e do despejo de resíduos, até o ponto de ameaçar a
capacidade de regeneração da
natureza desses mesmos recursos imprescindíveis para a sobrevivência humana.
Em economia internacional, diz-se que
o modelo consumista faz com que as economias dos países pobres se dediquem em
satisfazer o enorme consumo das sociedades mais desenvolvidas, o que os fazem
deixar de satisfazer suas próprias necessidades fundamentais, como por exemplo
a alimentação e saúde da população, pois o mercado faz com que a maioria dos
recursos sejam destinados a satisfazer a quem pagar mais. Os enfoques
anteriores se combinam ao mostrar que, se a maioria da população mundial
alcançar um nível de consumo similar ao de países industrializados, recursos de
primeira ordem se esgotariam em pouco tempo, o que envolve sérios problemas
econômicos, éticos e políticos. Por último, uma das maiores críticas a
sociedade de consumo, vem de quem afirma que esta converte as pessoas a simples
consumidores que encontram o prazer no mero consumo por si só, e não pela
vontade de possuir o produto. Infelizmente,
um impacto desta sociedade de consumo ao meio ambiente e a sociedade em geral é
sem dúvida a rápida obsolescência dos equipamentos causando hoje na sociedade o
que conhecemos como lixo tecnológico, que também prejudica muito a natureza.
Consumismo
Algo comum que acontece dentro do sistema de consumo o excesso qu se manifesta como resposta ao apelo da mídia, pessoas comprando produtos dos mais variados tipos e funções em formas de pagamentos cada vez mais facilitadas, favorecendo o endividamento, além de fazer com que pessoas iludidas pelas propagandas acumulem itens não prioritários a suas vidas.Um estágio mais avançado do excesso de consumo manifesta-se em uma doença, uma anomalia no comportamento de algumas pessoas que passam a consumir compulsivamente. A globalização foi de uma certa forma, positiva para o mundo. Tivemos desenvolvimentos, evoluções, descobertas na medicina, curas e entre outros fatores. mas,infelizmente, ela também possui um lado negativo, antes do surgimento da globalização, por volta de 1972/1973, o ato da cidadania estava ligado a capacidade de apropriação de bens de consumo e a maneira de usá-los. As diferenças eram compensadas pela igualdade em direitos abstratos" (GARCIA CANCLINI,1995). Nos anos 60 e 70, as culturas e produções nacionais eram suficientes (todos estavam satisfeitos), porque os produtos nacionais eram mais baratos do que os importados. O valor de consumir o que era "nosso", era bastante simbólico "procurar bens e marcas estrangeiras era um recurso de prestígio e ás vezes por opção de qualidade" (GARCIA CANCLINI,1995). O lado mais difícil de lidar da Globalização e que certamente origina descontentamento sobretudo de duas maneiras: em primeiro lugar, tudo que você compra em seguida torna-se obsoleto. Segundo, há pouco interesse com o passado e também com o futuro, o que irá ser priorizado é o presente, o imediato. Com toda essa vontade de ter tudo e agora entra a questão da alta rotatividade de produtos, que é a necessidade de trocar o produto, acompanhar a moda, a tecnologia, acompanhar o mundo. Um exemplo claro disso: os celulares, que antigamente era conhecidos como um simples meio de comunicação, hoje são considerados como uma necessidade. A cada modelo novo, multidões correm para trocar de aparelho, mesmo este em perfeito estado. Um celular no Brasil tem um tempo médio de troca de dois anos. Com inovações, câmeras, cores brilhantes, filmadora, vídeos, fotos transforma um mero consumidor em um consumidor alienado. Avalia a diretora de marketing da BenQ Mobile, Regina Macêdo. Não importa o preço, o importante é ter o produto. O desenvolvimento tecnológico do século XXI, principalmente no setor de transporte e telecomunicações, a disponibilização do acesso à INTERNET e a redução das barreiras alfandegárias possibilitou um grande incremento nas transações internacionais, constituindo o que se costuma denominar de globalização. Com a globalização grandes empresas, antes limitadas pelo esgotamento dos mercados locais, lançaram-se à conquista do mercado internacional.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sociedade_de_consumo
http://www.webartigos.com/artigos/a-globalizacao-e-a-exclusao-social/47924/#ixzz2NhYIUr7M
ROCHA, José Manuel de Sacadura. Antropologia Jurídica: para uma filosofia
antropológica do Direito.
SHIRLEY, Robert Weaver. Antropologia Jurídica. São Paulo: Editora Saraiva,
1987.
Schritzmeyer, Ana Lúcia Pastore – “Antropologia Jurídica”
In Jornal Carta Forense, ano III, nº 21, fevereiro de 2005, pg. 24
e 25
GARCIA Cancline, Néstor . Consumidores e
cidadãos, 1995
texto muito bom
ResponderExcluirBom demais
ExcluirSs
gostei bastante me ajudou muito a fazer o trabalho de escola sem contar que globalização é o meu assunto preferido em geografia
ResponderExcluirexcelente texto, retrata com clareza e sem ideologia a globalização, consumismo e o capitalismo de forma simples e simbólica .
ResponderExcluirobrigado!
ResponderExcluirobrigado me ajufou muito pra fazer o meu trabalho
ResponderExcluiro crecimentl dks padroes cultural de
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